sexta-feira, 23 de setembro de 2011

MARIDO X ESPOSA - O que diz a Bíblia?


Muito se fala na submissão da mulher, na condição dela dentro do casamento, mas, por outro lado, pouco se ensina o que diz a Bíblia para os maridos.


Amados maridos, como eu, é com vocês que desejo compartilhar essa Palavra.

Não temos dúvida que deve o marido ser o cabeça da família e a esposa uma auxiliadora, uma ajudadora, pois é assim que diz o Senhor: “Vós mulheres, estejam submissas a vossos próprios maridos, como convém ao Senhor”. Isso nós encontramos também em Efésio 5:22, em 1 Coríntios, 11:3, dentre outros.

Mas para os maridos, o que diz a Bíblia?

Em Efésio 5:25 Deus diz aos maridos:
Maridos, amem cada um a sua esposa, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la (...). Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua esposa como seu próprio corpo

Quando li essa passagem pela primeira vez fiquei chocado e pensei: Meu Deus, o amor de Cristo por sua igreja é imenso demais, como uma pessoa consegue amar outra dessa forma? Mesmo sendo a esposa? Pois é marido, teu amor por sua esposa deve ser do amor de Cristo pela igreja.

Amar o outro de uma forma tão grande assim (como Cristo amou a igreja) é se dedicar a essa pessoa, é protegê-la, cuidá-la, ensiná-la, direcioná-la, enfim, é buscar amá-la cada dia mais e mais. Essa é a missão do marido no casamento!

Resumindo, a relação bíblica marido e esposa pode ser sintetizada assim:
MARIDO. Possui uma missão: Conduzir e liderar o lar e sua família com amor, amando sua esposa com Jesus ama sua igreja, ou seja, uma missão imensa e de extrema responsabilidade.
ESPOSA. Possui uma submissão, ou seja, uma missão abaixo dessa de seu marido: Cooperar com seu marido no cumprimento da missão dele. Amar e cuidar de seu marido e família como se fosse uma criadora de base para que seu marido tenha condições de amá-la como Cristo ama sua igreja e cumprir com o restante de sua missão.

Deus é perfeito ao ponto de tratar o relacionamento marido e esposa de uma forma que a missão de um é complemento do outro, onde sem a de um é muito difícil o cumprimento do outro. A missão da mulher ajuda o homem a cumprir e sua e a do marido ajuda a esposa a cumprir a dela. Perfeito!

Mas se é perfeito, porque os casamentos estão em ruínas? Basta refletir e se perguntar: Eu tenho feito meu papel? Eu tenho cumprido com minha missão de marido ou esposa?

Que a Paz do Senhor permaneça em vocês.



Um comentário:

  1. Perfeitoooo!! Meu irmão, que Deus derrame chuva de bençãos sobre sua vida. Nunca pensei que Cristo te resgataria tão rapidamente assim. Louvo a Deus por sua vida. Paz!

    ResponderExcluir